Frase do meu msn hehe

A vida é um desafio mortal por que...ninguem sai vivo dela...mas se voce sair me liga
shuasshuashaushauhsuhs

Seguidores

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Saúde ou Padrões de beleza?



Esotu aqui para falar sobre as doenças da ''moda'',a famosa anorexia.
Na semana passada aconteceu o famoso desfile do São Paulo Fashion Week.
Em que não havia modelos,mas sim meninas magras ao extremo,com ossos a mostra, as roupas ficavam''boiando''nelas.
As meninas estão pegando pesado e responsabilizam contratantes que são cruéis no processo de seleção. Em entrevista ao site "FolhaOnline", a top Alne Weber, de 21 anos, resumiu o drama: "Se você emagrece, falam que você está linda."(TRECHO DO http://www.sidneyrezende.com/noticia/71230+anorexia+no+sao+paulo+fashion+week).
E para poderem participar de um desfile de moda, que tem mais cara de desfile de sacos de ossos,as meninas com a cabaça fraca,que arriscam sua saúde e sua vida,para poderem entrar em uma agência de moda,pricipalmente e exige meninas absurdamentes magras,que dizem que para uma modelo ''ser linda''precisa ser um saco de ossos ambulante!!!
Mas também não vamos somente cupar,as agências de moda, por que também a pessoa pode sofrer preconceitos na escola,na rua ou até mesmo em casa que leva a ,pessoa a fazer esta loucura!!! 

Aki tem o assunto mais detalhado:
Fonte: http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=63

Anorexia nervosa
Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se vê obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.
É um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os pacientes anoréxicos chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.

Sintomas
·Perda exagerada de peso em curto espaço de tempo sem nenhuma justificativa. Nos casos mais graves, o índice de massa corpórea chega a ser inferior a 17;
·Recusa em participar das refeições familiares. Os anoréxicos alegam que já comeram e que não estão mais com fome;
·Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos. Esses pacientes chegam a ingerir apenas 200kcal por dia;
·Interrupção do ciclo menstrual (amenorréia) e regressão das características femininas;
·Atividade física intensa e exagerada;
·Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
·Visão distorcida do próprio corpo. Apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam-se com excesso de peso;
·Pele extremamente seca e coberta por lanugo (pêlos parecidos com a barba de
milho).

Causas
Diversos fatores favorecem o aparecimento da doença: predisposição genética, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância, a pressão da família e do grupo social e a existência de alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente nas concentrações de serotonina e noradrenalina.

Recomendações
·Algumas profissões são consideradas de risco para a anorexia. Bailarinas, jóqueis, atletas olímpicos, precisam
estar atentos para a pressão que sofrem para reduzir o peso corporal;
·A faixa etária está baixando nos casos de anorexia. A família precisa observar especialmente as meninas que disfarçam o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refeições em casa;
·Às vezes, os familiares só se dão conta do que está acontecendo quando, por acaso, surpreendem a paciente com pouca roupa e vêem seu corpo esquelético, transformado em pele e osso. Nesse caso, é urgente procurar atendimento médico especializado;
·O ideal de beleza que a sociedade e os meios de comunicação impõem está associado à magreza absoluta. É preciso olhar para esses apelos com espírito critico e bom senso e não se deixar levar pela mensagem enganosa que possam expressar;
·Se o paciente anoréxico estiver correndo risco por causa da caquexia e dos distúrbios psiquiátricos deve ser internado num hospital para tratamento médico.

Tratamento
A reintrodução dos alimentos deve ser gradativa. Caso contrário provocaria grande sobrecarga cardíaca. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas.
Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento de pacientes anoréxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário